Aldeias Históricas – Belmonte e Sortelha

As Aldeias Históricas de Portugal têm na sua base os núcleos urbanos com fundação na nação portuguesa, situada na região das beiras e com grande ligação à história. As aldeias normalmente estão situadas em terras altas, pois encontram-se constituídas em núcleos de defesa das populações e montam ao tempo da arquitetura militar, pela maioria se encontrar rodeada de muralhas e que se desenvolveram junto de castelos.
Estas são feitas de granito e xisto, e conservam a história das conquistas e tradições antigas acompanhadas pelo deslumbramento das paisagens, o património e a ligação com a comunidade local. As Aldeias Históricas de Portugal são constituídas por 12 aldeias.
Belmonte e Sortelha que pertence as Aldeias Históricas podem ser visitadas e nestas existe variados pontos de interesse que serão uma mais valia para a sua visita.

Belmonte

Em Belmonte Visite o Castelo de Belmonte, construído no final do séc. XII no Monte da Esperança que domina a paisagem e que fez parte da linha defensiva do Alto Côa. Mais tarde, foi transformado em residência senhorial fortificada, onde Pedro Álvares Cabral viveu os primeiros anos de vida, tendo no ano de 1500 comandado a segunda armada à Índia durante a qual se descobriu oficialmente o Brasil.

Com uma das comunidades judaicas mais antigas e ainda existentes no país, comprovada pela sinagoga datada de 1297, encontra em Belmonte, a antiga judiaria e o museu judaico.

Deixe-se encantar pelos mistérios da Torre de Centum Cellas, singular monumento que ao longo de gerações tem despertado interesse e tem gerado várias teorias acerca das suas origens e pelas Ruínas Romanas da Quinta da Fórnea, vestígios da ocupação romana na região.

Saiba mais em:  www.cm-belmonte.com

Sortelha

Sortelha é uma das vilas mais antigas e belas de Portugal, tendo sido mantida a sua fisionomia urbana e arquitetónica inalterada, sendo considerada uma das vilas mais bem conservadas. As fundações são da origem medievais e a vila renasceu, devido às necessidades defensivas nesta zona do território.

No interior do castelo, destaca-se a Torre de Menagem. Em baixo, está ainda a cisterna, que serviu o abastecimento de água e uma pequena porta escondida. Em seu redor, está a muralha que parece abraçar todo o casario que foi crescendo, por entre enormes pedras.

 

Para mais informações contate:

 
 
 
EnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsРусскийEspañol